terça-feira, 6 de junho de 2017

Processo seletivo de meio de ano: EDITAL

Disponibilizamos a partir de agora o edital para o próximo processo seletivo da ONG Cursinho Prof. Chico Poço (CP²). O candidato deve ler todas as informações detalhadas no documento a fim de cumprir as normas requisitadas para concorrer a uma vaga no cursinho para o próximo semestre. O processo seletivo de meio de ano visa acrescentar novos alunos nas turmas já existentes, de acordo com vagas remanescentes das turmas de fevereiro.

O CP² é uma organização civil sem fins lucrativos, composta exclusivamente por profissionais voluntários, que organizam um cursinho pré-vestibular popular. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, com atividades complementares aos sábados. Lembramos que as vagas são voltadas apenas para alunos de terceiro ano de ensino médio ou para aqueles que já tiverem completado seus estudos no ensino médio.

As datas das diferentes etapas do processo seletivo podem ser conferidas abaixo:

- 21 a 24/06 - inscrições online
- 01/07 - documentos e pagamento da taxa
- 16/07 - prova de conhecimentos gerais
- 21/07 - divulgação dos convocados para a segunda fase
- 24 a 25/07 - entrevistas
- 28/07 - resultado final
- 31/07 - matrícula dos aprovados e volta às aulas


Leia atentamente abaixo o edital completo do processo seletivo: todas as informações necessárias para participar do processo estão contidas nele. 

_________________________________________


EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO CURSINHO CHICO POÇO
(2º SEMESTRE DE 2017)

O presente edital visa apresentar todas as informações concernentes ao processo seletivo de segundo semestre do Cursinho Professor Chico Poço. É de fundamental importância que o candidato leia atentamente as regras e diretrizes contidas neste documento, a fim de evitar eventuais problemas. Lembramos que o não cumprimento adequado de uma das partes do processo seletivo implica na exclusão do candidato.


     1. Das inscrições

1.1         As inscrições para o processo seletivo para o segundo semestre de 2017 serão feitas unicamente online, entre os dias 21/06 e 24/06.

1.2         O candidato deve preencher todos os campos da ficha de inscrição com os dados pedidos de maneira idônea e honesta, a fim de facilitar o processo de conferência de documentos.

1.3         Caso alguma informação não seja de conhecimento do candidato ou simplesmente não tenha em mãos, a mesma deverá ser esclarecida na conferência de documentos.

1.4         O site para realizar as inscrições é: http://portal.cursinhocp2.org.br/


     2. Da Confirmação de documentos

2.1 Após preencher todos os campos da ficha de inscrição, todos os candidatos devem comparecer na sede do Cursinho, no dia 01/07 entre 10h e 16h, para realizar a confirmação dos documentos.

2.2 O não comparecimento na confirmação de documentos implica na exclusão do candidato do processo seletivo.

2.3 O candidato que deixar de levar algum documento no dia da conferência terá um prazo para providenciá-lo e um dia extra para a entrega do documento faltante. É necessário ter comparecido à primeira conferência.

2.4 No dia da confirmação de documentos (01/07), o candidato deverá pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00.

2.5

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DA ONG CURSINHO PROF CHICO POÇO.

MÊS BASE: referente ao mês que os avaliadores terão como base para comprovar os gastos da família do candidato naquele ano. As contas referentes ao mês base geralmente têm vencimento no mês seguinte a não ser que conste no documento o mês base a que ele se refere.

Para processo seletivo de início de ano: OUTUBRO
Para processo seletivo de meio de ano (vagas remanescentes): ABRIL


I)             DOCUMENTOS ORIGINAIS (não é preciso levar cópia)

OBS: O aluno que deixar de levar algum documento no dia de conferência terá um prazo para providenciá-lo e um dia extra para a entrega do documento faltante. O aluno que não entregar o documento faltante no dia será excluído do processo seletivo.

1-  RG do candidato;

2- Histórico escolar ou declaração da escola (em caso de históricos que ainda não estão prontos) comprovando que o aluno está ou esteve matriculado no terceiro ano do ensino médio. Estudantes de escolas particulares com bolsa devem apresentar documento que comprove a porcentagem do valor do desconto. Este documento é fornecido pela escola.

3-  Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);

4- Comprovante(s) de rendimento(s) do mês de referência estabelecido de todos os membros da família, inclusive de terceiros dependentes parcialmente ou totalmente dessa renda (morando na mesma residência ou não). Também apresentar comprovante de pensão alimentícia quando houver (comprovante formal ou depósito ou declaração pelo responsável constando valor recebido). Comprovante de recebimento de outras rendas conforme modelo (Anexo A);

5- Carteira de trabalho do aluno e dos membros da família, mesmo se desempregados. Nesse caso, apresentar declaração conforme modelo (Anexo B);

6- Em caso de membros da família falecidos, apresentar certidão de óbito;

7- Em caso de pais ou cônjuge separados, apresentar averbação de divórcio, constando a partilha de bens e comprovantes de pensão alimentícia;

8- Última declaração completa do Imposto de Renda do candidato e dos demais integrantes da família. Se isento, apresentar CPF e Informação impressa, disponível no site Receita Federal Consulta Restituição e Situação da Declaração do IRPF :

9- Recibo de IPTU de imóveis (onde consta o nome do proprietário, endereço e área do imóvel). Caso não possua imóvel, apresentar declaração assinada pelo responsável e/ou recibo de ITR (Imposto Territorial Rural) e/ou contrato de locação, recibo de aluguel ou financiamento da casa própria; em caso de Imóvel cedido, apresentar declaração assinada conforme modelo (Anexo C);

10- Recibo de IPVA de automóveis e motocicletas;

11- Comprovante de pagamento de energia elétrica, água, condomínio (se houver), telefone e internet.


II) COMPROVANTES DE DESPESAS ADICIONAIS (caso existam) (atenção ao mês base)

1- Irmãos maiores de 18 anos que não tenham vínculo empregatício nem estejam estudando deverão ter sua situação de dependência comprovada, mediante declaração dos responsáveis; conforme modelo (Anexo D);

2- Em casos de tratamentos de saúde de algum membro: apresentar atestado, ou laudo ou relatório médico; receitas prescritas e nota fiscal dos medicamentos (não serão consideradas as despesas com medicamentos disponibilizados na rede pública – SUS);

3- Comprovantes relacionados a convênio médico, odontológico e/ou de outros profissionais da saúde;

4- Comprovantes diversos dos membros da família de faturas de cartões de crédito, notas de supermercado, carnês de lojas e outros;

5- Comprovante de financiamento de imóveis e veículos.


III) DOCUMENTOS POR CATEGORIA PROFISSIONAL

Além da obrigatoriedade da apresentação da documentação dos itens acima, comum a todos os candidatos, segue a relação de documentos por categoria profissional:

1- Aposentado ou pensionista
Comprovante de benefício de órgão previdenciário (INSS ou outro Órgão público), contracheque, recibo, extrato bancário ou holerite. Importante saber que o extrato de pagamento do benefício deverá ser atualizado.

2- Assalariado:
a) Informe de Rendimento e Retenção na Fonte (IRPF) de todas as folhas, do último exercício;
b) Contracheque, holerite ou declaração do empregador em papel timbrado da empresa ou carimbo contendo CNPJ da mesma;

3- Comerciante:
a) Declaração com o carimbo do CNPJ da firma comercial, onde conste o tipo de atividade e os rendimentos mensais e pró-labore;
b) Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física/ Jurídica do último exercício;

4- Agricultor, parceiro ou arrendatário rural:
a) Cadastro do Imóvel Rural – ITR ou do INCRA (Ministério da Agricultura);
b) Declaração conforme modelo (Anexo E) com a assinatura do responsável, onde conste: rendimentos mensais, descrição de bens, utilização da terra e produção.

5- Autônomos ou profissional liberal:
a) Declaração com assinatura do responsável, onde conste os rendimentos mensais e descrição da atividade exercida;
b) Registro de Autônomo junto ao ISS (Prefeitura), ou registro de classe e pagamento do INSS;
c) A última guia de recolhimento do INSS e ISS.
d) Apresentar declaração. (Anexo F)

6- Trabalhador Informal contínuo ou esporádico (“bico”):
a) Apresentar declaração conforme modelo (Anexo G), com assinatura, onde conste a atividade exercida e o rendimento mensal

Nota: A Comissão de avaliadores poderá solicitar ao candidato outros documentos que julgar pertinentes.

     3. Da prova:

3.1 A prova consiste em questões de múltipla escolha baseadas nos vestibulares das principais universidades e no ENEM.

3.2 A prova será realizada no Colégio Divino Salvador, endereço: Rua General Carneiro, 105, Vl. Arens, Jundiaí – SP, no dia 16/07/2017.

3.3 A prova começará às 13h00 impreterivelmente e atrasos implicam na exclusão do processo seletivo, e acabará às 18h00, de modo que os gabaritos serão recolhidos, independentemente, se preenchidos por completo ou não.

3.4 Para a realização da prova:

3.4.1 É permitido ao candidato portar:
- caneta, lápis e borracha;
- alimento.

3.4.2 Não é permitido portar:
- material estranho às necessidades do processo seletivo: como armas brandas ou de fogo;
- objetos que facilitem a realização da prova: folhas com cola, lápis com tabuada e similares.

3.5 É obrigação do aluno apresentar RG, CNH ou outro documento que permita identificação, caso não apresente, será excluído do processo seletivo.

3.6 É vedada a entrada de parentes, responsáveis e amigos nas dependências do colégio durante a prova, sendo permitido apenas ao candidato a entrada para realização do exame.

3.7 O descumprimento de qualquer norma estabelecida neste item implica em exclusão do processo seletivo.

     4. Da seleção para entrevistas:

4.1 A seleção é baseada no perfil socioeconômico dos candidatos e na prova, sendo que o critério de seleção varia conforme os candidatos de cada ano.

4.2 A ONG se reserva o direito de escolha dos candidatos, sem ser necessário dar esclarecimentos sobre os convocados ou não.

4.3 A lista de candidatos será liberada no site do cursinho

4.4 Cabe aos próprios candidatos conferir a lista e os dias de entrevista, de modo que a ONG não faz comunicação individual nesta etapa, seja por e-mail, telefone e outros.

     5. Da entrevista

5.1 Constitui-se em uma conversa na qual será averiguado o perfil socioeconômico informado pelo candidato na ficha de inscrição, com o propósito de compreendermos melhor o contexto no qual ele se insere e se possui a dedicação que procuramos em nossos alunos.

5.2 A lista de convocados para a fase das entrevistas será divulgada no site do cursinho no dia 21/07/2017: http://portal.cursinhocp2.org.br/.

5.3 O candidato selecionado que tiver seu nome divulgado na lista de convocados para esta fase deverá comparecer no dia e período marcados para uma entrevista que será realizada, sendo a data, o local e o horário estipulados irrevogáveis.

5.4 As entrevistas ocorrerão de 24/07 a 25/07/2017, à noite. Cada candidato terá a sua entrevista agendada em um destes dias estipulados.

5.5 Porém, apenas em casos extraordinários, com aviso de 24 horas, nos quais o candidato não poderá comparecer na entrevista previamente estabelecida, o cursinho deverá ser comunicado através do e-mail oficial da ONG (inscricoes@cursinhocp2.org.br), a fim de checarmos se há a possibilidade de transferirmos a entrevista para uma das outras datas destinadas às entrevistas que seja mais viável a ambas as partes.

5.6 O candidato deverá apresentar ao entrevistador todos os documentos exigidos neste edital (item 2.5) e que serão apresentados, anteriormente, também na confirmação de documentos. Em nenhuma fase do processo seletivo o cursinho reterá os documentos; todos eles farão parte da checagem e serão devolvidos ao candidato.

5.7 A entrevista apenas ocorrerá na presença do candidato à vaga; familiares e amigos não o substituem nesta fase do processo seletivo.

5.8 A entrevista será realizada na própria sede do Cursinho Professor Chico Poço por nossos voluntários, que estarão em posse do questionário socioeconômico e do resultado da prova de cada candidato.

     6. Da seleção final/matrícula

6.1 Após o resultado das entrevistas, haverá uma reunião geral entre os colaboradores na qual cada caso será avaliado e ponderado de acordo com os resultados obtidos durante o processo seletivo.

6.2 O resultado do processo seletivo do cursinho Professor Chico Poço, bem como todas as listas de espera, será divulgado pelo cursinho no dia 28/07/2017, no site do cursinho: http://portal.cursinhocp2.org.br/.

6.3 A matrícula do aluno selecionado será realizada no primeiro dia de aula, dia 31/07/2017. O candidato convocado deverá, obrigatoriamente, chegar às 18h (uma hora mais cedo do que o início da primeira aula) e levar o documento de identidade oficial e uma foto 3x4 recente. No momento da matrícula, sua digital será cadastrada no sistema do cursinho, e este será o meio pelo qual o aluno atestará a sua presença nas aulas ao longo de todo o semestre letivo.

6.4 Não haverá revisão ou vista de provas, bem como nenhuma nota será, necessariamente, informada.

6.5 Eventuais objeções a alguma questão da prova presencial, encaminhadas ao cursinho por remetente identificado e via e-mail oficial (inscricoes@cursinhocp2.org.br), no prazo de até 3 (três) dias após a realização da prova, serão analisadas pelos colaboradores, desde que devidamente embasadas.

6.6 Qualquer questionamento acerca do processo seletivo ou dos resultados divulgados deverão ser encaminhados, por remetente identificado, ao e-mail oficial (inscricoes@cursinhocp2.org.br), não sendo os colaboradores, quaisquer que sejam eles, obrigados a responderem mensagens recebidas por meios informais e pessoais, como o Facebook particular.

(Crédito da foto: Freepik)

A ONG Cursinho Prof. Chico Poço é uma organização civil sem fins lucrativos, que visa anualmente investir em sonhos de centenas de jovens de Jundiaí e região. Trata-se de um cursinho pré-vestibular popular, que tem como público-alvo estudantes que desejam ingressar em uma universidade de qualidade, porém não apresentam condições financeiras para preparar-se fazendo outros cursinhos pagos.

0 comentários:

Postar um comentário

COMO O CP² FUNCIONA

Voluntários

São mais de 50 voluntários trabalhando todos os dias pela educação

Grade horária

Aulas de segunda a sexta, das 19h às 23h, e também aos sábados, com plantões diários

Simulados e eventos

Preparamos os nossos vestibulandos formal e informalmente, com provas simuladas e eventos que incentivam os alunos

120

vagas para alunos

82

aprovações
can