quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Adote um aluno

O Projeto Adote um Aluno surgiu no ano de 2012 da necessidade do Cursinho aproximar a Instituição de potenciais colaboradores financeiros. O projeto é uma plataforma de arrecadação de fundos por meio de doações de pessoas físicas ou jurídicas, em contribuições pontuais ou recorrentes. Aqueles que contribuem com doações são chamados de padrinhos da ONG.

O objetivo do projeto é auxiliar nossos alunos com a redução gradativa do valor da contribuição mensal paga por estes ao longo do ano, referente à aquisição do material didático e despesas de manutenção do cursinho, como contas de água e de luz, material de limpeza, giz e caneta para lousas etc. Atualmente, o aluno se compromete a contribuir com R$ 35 em cada mês letivo do ano.

Cadastre-se e seja um padrinho!

Doação ajuda todos os estudantes da ONG

É importante salientar que, ao adotar um aluno, o padrinho não está ajudando apenas um estudante da ONG, mas todos. Isso ocorre porque o valor arrecadado é direcionado à manutenção geral das atividades do Cursinho, não ao financiamento dos estudos de um aluno pontual.

Atualmente, o valor arrecadado pelo projeto é insuficiente para possibilitar a redução da contribuição mensal feita pelos estudantes da ONG. Por isso, estamos relançando o Adote um Aluno em 2017, buscando angariar padrinhos que possam dar um novo fôlego ao projeto.


Assim que o valor arrecadado mensalmente pelo Adote um Aluno atingir um patamar que garanta estabilidade financeira ao Cursinho, financiando seus custos fixos e variáveis, a contribuição mensal será, em um primeiro momento, reduzida, e, posteriormente, eliminada.

Somente com a eliminação da contribuição mensal é possível que a ONG pleiteie sua qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP. Obter o reconhecimento da ONG Cursinho Prof. Chico Poço como OSCIP facilitaria parcerias e convênios com órgãos públicos e empresas privadas, o que asseguraria a estabilidade financeira do CP².

Projeto também foca na melhoria da estrutura

Além da extinção da mensalidade e a sustentabilidade financeira do cursinho, o Projeto Adote um Aluno se dirige a cobrir gastos com a estrutura e o crescimento de nossa ONG, no que compete à estrutura e funcionamento de nossas aulas, e também às obras necessárias no prédio que atualmente usamos para nossas atividades, cedido em 2015 pela Prefeitura de Jundiaí. Inicialmente, nossas prioridades são:

Reforma do telhado: o imóvel utilizado pelo CP² precisa ter seu telhado reformado, a fim de reforçar sua estrutura e minimizar problemas com goteiras e vazamentos.

Obras de acessibilidade e segurança: precisamos adequar nosso espaço para o uso de pessoas com deficiências físicas, com a construção de rampas e instalação de corrimãos, além de garantir a acessibilidade aos banheiros, que hoje são inadequados.

Reforma do pavimento inferior: o prédio que nos foi cedido dispõe de uma sala de aula grande no subsolo, mas que necessita de uma grande reforma geral para começar a ser utilizada. Com a reforma feita, estimamos que será possível até mesmo ampliar as vagas oferecidas e assim atender um número maior de alunos anualmente.

Reforma da biblioteca: desde a nossa mudança do Lar Anália Franco para a sede nova, em meados de 2015, nossa biblioteca de livros e materiais didáticos doados não dispõe de um local adequado para sua conservação e consulta por parte de nossos alunos. Precisamos comprar estantes para acomodar nosso acervo.

Aquisição de equipamento para as aulas: o cursinho dispõe hoje de duas turmas e apenas um projetor, a ser revezado entre as turmas. Pretendemos, com a sua ajuda, adquirir mais um projetor, evitando assim que algum professor tenha sua aula prejudicada pelo não uso de multimídia.

Confecção do nosso próprio material didático: um grupo de professores está se dedicando a construir um material didático que seja totalmente adequado às nossas aulas, e que em momento futuro pode ser também disponibilizado (gratuitamente ou a baixo custo) para outras iniciativas populares e cursinhos. No entanto, a confecção em gráfica desse material precisará ser custeada.

Como visto, precisamos muito da sua ajuda. Cadastre-se agora e seja um padrinho! Agradecemos a sua disponibilidade em colaborar conosco, como padrinho do Projeto Adote um Aluno, e/ou como alguém que pode indicar nosso trabalho para outras pessoas e instituições que eventualmente poderiam também nos ajudar. Se puder colaborar com a ONG de alguma outra maneira, entre em contato conosco.

Para se tornar padrinho, cadastre-se neste link!

Muito obrigado!

A ONG Cursinho Prof. Chico Poço é uma organização civil sem fins lucrativos, que visa anualmente investir em sonhos de centenas de jovens de Jundiaí e região. Trata-se de um cursinho pré-vestibular popular, que tem como público-alvo estudantes que desejam ingressar em uma universidade de qualidade, porém não apresentam condições financeiras para preparar-se fazendo outros cursinhos pagos.

0 comentários:

Postar um comentário

COMO O CP² FUNCIONA

Voluntários

São mais de 50 voluntários trabalhando todos os dias pela educação

Grade horária

Aulas de segunda a sexta, das 19h às 23h, e também aos sábados, com plantões diários

Simulados e eventos

Preparamos os nossos vestibulandos formal e informalmente, com provas simuladas e eventos que incentivam os alunos

120

vagas para alunos

82

aprovações
can